13.4.11

Uma nova mídia nasce em uma mente sustentável


O Prof. Evandro é um dos Gurus da Comunicação atual e com sua mente brilhante anuncia a nova comunicação que nasce no mundo, ele é um exemplo vivo de que conceber uma mente sustentável é possível. Hoje nos concedeu o link de uma entrevista onde fala sobre a disciplina ´Construção de Estados Mentais Não-violentos na Mídia´, que foi criada por ele e oferecida há três anos no Núcleo de Estudos Transdisciplinares de Comunicação e Consciência (Netccon) da UFRJ, onde é coordenador. 


Publicamos um pequeno trecho da entrevista, que está em sincronia com a temática deste blog, mas você pode ler na íntegra no link abaixo. A matéria e o vídeo iluminam e colocam em evidência a potência virtuosa que pode ser despertada pela mídia iniciando na transformação dos estados mentais dos profissionais da área.


ENTREVISTA / EVANDRO VIEIRA OURIQUES
A construção dos estados mentais

"É preciso que os sujeitos decidam remover dos estados mentais, por decisão deliberada da vontade, o lixo que pensam ser eles mesmos, voltando a pensar e a sentir o que interessa: o que os mantém vivos, lúcidos, amorosos, alegres, dedicados a enfrentar os conflitos. Precisamos remover todos os estados mentais que tentam sustentar a insustentável lógica da dominação, da produção midiática. Por isto, criamos um programa acadêmico na área de comunicação dedicado justamente ao domínio do processo de formação da vontade.
Para ajudar a mudar esta tendência é que criei esta disciplina: a Construção de Estados Mentais Não-violentos na Mídia, que mostra a profundidade do compromisso que o sujeito tem com o que até então pensava ser o sistema de pensamento vigente na comunicação e na cultura, e como é possível passar a ser comprometido com valores sustentáveis, tornando-se, gradativamente, mais e mais, o vigor destes valores em movimento no mundo.
Quando os jornalistas, os publicitários, os especialistas em marketing, os criadores multimídia, os guerreiros tecnológicos modernos, os hibridizados multiantenados, entenderem que a mudança neste quadro dramático depende da mudança da qualidade da vontade deles, daqueles pensamentos, emoções, fantasias, desejos que aparecem em sua intimidade, em seu relacionamento em casa, onde moram, nas redações, nas agências, com os auxiliares e com os chefes, a ordem informacional do mundo mudará, pelo menos para aqueles que tiverem mudado."

O Prof. Evandro é o criador da metodologia GMS-Gestão da Mente Sustentável®, Dr. em Comunicação, Pós-doutor em Estudos Culturais, jornalista, cientista político, orgonoterapeuta, coordenador do NETCCON.UFRJ e Diretor de Comunicação e Cultura do NEF, com muitas publicações e consultorias, inclusive para a ONU.

Um comentário:

  1. Uma midia voltada para a positividade e para o noticiário positivo só poderá nascer da mente de profissionais e empresas de comunicação que tiverem despertado uma mente sustentável. Sem essa mente despertar na intimidade de cada profissional continuaremos vendo a exaltação trágica que vaza pelo inconsciente coletivo...esse ensinamento visionário do Prof. Evandro nos mostra que o caminho da divulgação das boas notícias é o único movimento que nos resta para construir um futuro melhor.

    ResponderExcluir