5.4.11

Boas idéias para inspirar empresas e cidadãos brasileiros...





Empresa doa um sapato a cada calçado vendido

Em uma visita a Argentina, no ano de 2006, o americano Blake Mycoskie conheceu crianças em comunidades carentes e percebeu que a maioria delas não calçava sapatos. Disposto a mudar essa realidade, Mycoskie decidiu criar a Toms Shoes, uma empresa social de calçados que funciona a partir do conceito “One for One” (um para um, em tradução livre), ou seja, para cada sapato que é vendido, outro é doado.

A primeira produção foi de 250 pares de sapato, mas após a divulgação do projeto, em um único dia, a empresa vendeu 2 mil e duzentos calçados. Mais tarde no mesmo ano, Mycoskie voltou para a Argentina, com 10 mil pares para calçar as crianças que havia conhecido. Segundo o relatório da organização, em 2010, a Toms alcançou a marca de um milhão de sapatos distribuídos em 23 países.

Hoje, a empresa identifica a necessidade das comunidades por meio de parcerias com ONGs locais e assim viabiliza o processo da doação. Depois disso vai até a comunidade calçar as crianças com seus novos sapatos. A Toms estipula que as crianças ficam grandes demais para os calçados em torno de seis meses, e por isso, volta quantas vezes possível com novas cargas.

Segundo o relatório da companhia, os calçados são essenciais na questão da saúde das crianças, as protegendo de terrenos irregulares e de doenças e infecções adquiridas pelo solo. Além disso, em países em desenvolvimento, algumas escolas têm como requisito estar calçado para frequentar as aulas.

O dia sem sapatos
Desde 2008, a Toms Shoes promove o “One Day Without Shoes” (um dia sem sapatos, em tradução livre) – um evento anual que em 2001 acontece em 5 de abril – que encoraja as pessoas no mundo inteiro a passarem um dia descalços, para conscientizar o mundo sobre as crianças que não tem escolha de estarem calçadas ou não.



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